
A ação, que dinamiza e integra o sistema produtivo da ovinocaprinocultura baiana, é resultado de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com a Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap) e a cooperativa FrigBahia.
A primeira etapa capacitou Agentes Comunitários Rurais (ACRs) e técnicos de assistência técnica para que sejam multiplicadores de informações. O intuito é articular, aproximadamente, 1.100 famílias já apoiadas por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, na área de caprinocultura, para que melhorem e aumentem a produção. Estiveram presentes ACRs e técnicos dos territórios Semiárido Nordeste II, Sertão do São Francisco, Irecê, Bacia do Jacuípe e Piemonte da Diamantina.
De acordo com a especialista em caprinocultura do Bahia Produtiva, Carina Cezimbra, apesar de a Bahia ser o maior estado produtor de caprinos e ovinos, produz em pouca escala para que o mercado deseja: “Queremos alcançar o que o mercado deseja, que é uma carne mais macia e saborosa. Para isso, os animais precisam ser abatidos mais novos. Então os produtores lá na ponta têm a garantia de compra do animal pelo frigorífico”.
O presidente da Cooap, Gerinelson Lima, explica que está sendo apresentado um novo modelo de criação, onde o produtor vai abater o animal com 17 kg, com cinco meses de idade, com tecnologia do sistema de criação: “Com isso, teremos o que a indústria precisa, um produto com sabor e qualidade, e um agricultor produzindo com rentabilidade, pois vai aumentar sua produção com a estruturação da base alimentar e o aumento das matrizes, podendo ganhar até dois salários mínimos mês”.
A capacitação contou com aulas teóricas e de manejo alimentar, seleção de reprodutores e matrizes, cuidados com as crias, controle zootécnico, convivência com a seca, além de aulas práticas com visitas a propriedades que já estão implantando novo modelo de criação e uma que não iniciou ainda, para comparar os animais. Além disso, foi apresentada a política de compra e bonificação da FrigBahia e os ganhos para o produtor.