A bola vai rolar na Arena Fonte Nova nesta quinta-feira, às 19h, para o duelo entre Bahia e Internacional na fase de grupos da Conmebol Libertadores. Mas além da estreia na competição, o Esquadrão tem outro grande desafio: superar o histórico amplamente favorável ao time gaúcho.
Nos 60 confrontos entre as equipes, o Colorado leva larga vantagem, com 32 vitórias contra apenas 12 do Bahia, além de 16 empates. No saldo de gols, a superioridade também é colorada: 91 marcados contra 53 do tricolor baiano.
O retrospecto não é dos melhores para o Bahia, que já chegou a emendar uma sequência de 13 jogos sem vencer o Inter e nunca conseguiu bater os gaúchos por mais de dois gols de diferença. Enquanto os tricolores conseguiram no máximo placares de 2×0, o Colorado já aplicou goleadas como 5×0 e 4×1.
No último encontro, deu empate: 1×1 pelo segundo turno do Brasileirão. Agora, na Libertadores, o Bahia quer mudar essa história e escrever um novo capítulo nesse duelo, que tem um gostinho especial desde 1988, quando o Esquadrão faturou o bicampeonato brasileiro justamente em cima do Inter.
Será que chegou a hora da revanche?