Bahia | Inovação: Estudantes baianos criam Whey Protein para pets

Nos últimos tempos, a preocupação com a alimentação adequada de cães e gatos tem crescido entre os tutores. Um exemplo disso é que, segundo a Associação Brasileira de Empresas do Setor de Animais de Estimação (Abempet), o faturamento do setor no Brasil chegou a R$ 75,4 bilhões em 2024. Esse crescimento chamou a atenção dos estudantes Pedro Emanoel e Débora Emes, do Colégio Estadual de Tempo Integral de Boquira, que, sob a orientação da professora Cássia Nascimento, criaram um tipo de Whey Protein exclusivo para pets.

Embora tenha sido inspirado no suplemento usado por humanos para ganhar massa muscular, o produto foi desenvolvido com todo o cuidado necessário para a saúde dos animais. “O Whey tradicional para humanos não era indicado para pets por causa de açúcares (como a lactose) e adoçantes artificiais, que podem ser prejudiciais para eles. Então, decidimos fazer uma versão especial de Whey para pets, sem lactose, sem aditivos nocivos e com aminoácidos equilibrados para o metabolismo animal”, explica a estudante Débora Emes.

Recomendado especialmente para cães e gatos atletas, idosos, em recuperação de cirurgias ou com carências nutricionais, o produto tem, segundo o jovem cientista Pedro Emanoel, vários benefícios. “O Whey Protein para pets pode ajudar tanto na saúde muscular quanto no bem-estar geral dos animais, desde que usado com a orientação de um veterinário, levando em conta peso, idade e necessidades nutricionais. Ele também pode contribuir para a melhora da imunidade, da pelagem e no aumento da energia e vitalidade”, menciona.

A professora Cássia Nascimento, que idealizou o projeto, considera fundamental incentivar mais jovens a se sentirem parte do universo da ciência, tecnologia e inovação. “Incluir jovens na educação científica e empreendedora é investir em um futuro mais criativo, consciente e humano, onde o conhecimento se transforma em soluções reais e o aprendizado ganha propósito e significado”, afirma.

De acordo com a equipe, as pesquisas acadêmicas e de mercado para desenvolver o Whey Protein Pet mostraram que, atualmente, não existe um produto similar no mercado. Com o apoio da Secretaria da Educação (SEC), a iniciativa conta com a parceria do veterinário Caio Lucas, que tem uma clínica na região, além do setor de vigilância sanitária da Prefeitura Municipal, responsável pelo canil público local.

Bahia Faz Ciência
A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) começou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas da Bahia estão desenvolvendo trabalhos em ciência, tecnologia e inovação para melhorar a vida da população em áreas importantes como saúde, educação e segurança. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e podem ser acessadas no site e redes sociais da Secretaria.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Galeria de Fotos

RÁDIO


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/serrinhanoticias/www/cms/wp-includes/functions.php on line 3786

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/serrinhanoticias/www/cms/wp-includes/functions.php on line 3786